terça-feira, 20 de agosto de 2013

Galera da Nova Jerusalém na JMJ Rio2013

A Jornada Mundial da Juventude chegou à sua 28ª edição. Após percorrer algumas nações do mundo, chegou a vez da maior nação católica do planeta recepcioná-la na Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro, marcando assim também a primeira viagem apostólica do primeiro papa latino-americano da história (Sua Santidade, o Papa Francisco). É muita coisa para comemorar!
O Instituto Religioso Nova Jerusalém também não ficou de fora, bem como seus leigos e paroquianos. Vale relembrar aqui um parágrafo de nossa Constituição que diz que a ação pastoral da Nova Jerusalém deve atenção às pastorais de juventude (§ 78, 2ª edição, 2002) e o parágrafo 83 da mesma que diz “Como Puebla o indica, a Nova Jerusalém terá uma preocupação e um cuidado especial para com a juventude, especialmente estudantil e universitária”. Foi nesse espírito de entusiasmo e eclesialidade que os Irmãos da Casa Mãe: Narcélio, Nivaneide e Priscila; representando a Fundação de Maracanaú/CE, o Ir. Pe. Lauro Freire e os Irmãos de Vespasiano/MG: Rita Paixão, Márcio e Fabrício, bem como as turmas de nossas devidas paróquias e amigos estivemos testemunhando a ação do Espírito Santo na sua Igreja, mostrando assim todo seu potencial e rosto jovem.
Enfrentamos chuvas, frio, noites mal dormidas, lotações, filas imensas, multidões, até algumas privações, mas exatamente porque fomos como peregrinos e não como turistas, fomos experimentar o convívio fraterno, fomos conhecer nossos irmãos de diversas partes do mundo, fomos também confirmar nosso chamado, nosso ser Igreja, discipulado e missão. Fomos nos encontrar com nosso pastor maior aqui da terra, o legítimo sucessor de Pedro, o próprio Jesus na pessoa do Santo Padre, pois só assim nesse espírito eclesial é que nos tornaremos comunhão e missão, como lembra nosso querido Pai Fundador, Pe. Caetano.
Uma experiência que levaremos para o resto de nossas vidas e para às gerações futuras. Nossa juventude exclamava com grito incansável: “Esta é a juventude do Papa!!!”, mas sabemos que a juventude de nosso querido Papa não é apenas esta que se congregou às areias de Copacabana ou que seguiu seu percurso, e sim também aqueles que estão fora do deste redil, aquela juventude que está à margem da sociedade ou que talvez nunca foi à Igreja. A juventude do Papa também está lá fora, por isso mesmo e para isso fomos enviados em missão. Por isso fomos exortados, e esta palavra saída da boca de nosso próprio pastor até hoje ecoa no ouvido de nosso coração: “NÃO TENHAM MEDO!”.
A preocupação da Igreja para com a juventude vai além do engajamento na mesma, ela deve seguir uma metodologia que permita ao jovem assumir seu devido papel na Igreja e na sociedade, como bem indica o texto-base da Campanha da Fraternidade deste ano, que é o do protagonismo juvenil (Cf. p. 8: Objetivos Geral e Específicos). A partir de um contato pessoal e concreto com esse Jesus Vivo, que deve ser provocado e animado pela Igreja, o jovem deve encontrar lugar de acolhimento no seio desta, não como mero espectador ou fiel de banco, mas como sujeito de sua ação evangelizadora, possibilitando assim um maior contato e evangelização de meios não cristãos e participando ativamente da construção de uma cultura de solidariedade.

            Oremos para que o Espírito Santo continue soprando no coração de nossos jovens e que eles possam se manter flexíveis ao apelo deste Jovem que, desde dois mil anos atrás continua vibrante e poderosamente engajado na transformação do mundo. Que nosso Querido Padre Caetano, que com seus 20 anos de idade resolveu deixar tudo pra seguir Jesus e assumir todos os riscos dessa vocação, interceda por nós, para que sejamos de fato protagonistas dessa nova evangelização e da cultura de solidariedade.

0 comentários:

Postar um comentário