domingo, 23 de setembro de 2012

SIGNIFICADO DA MENORÁ (símbolo da Nova Jerusalém)


A Menorá, Candelabro de sete braços (Ex 25, 31-40; Nm 8,1-4) que ficava dia e noite no Templo de Jerusalém (Ex 27,20s; Lv 24,3-4), simbolizava a presença de lahweh diante de seu povo, que continua a guiá-lo assim como no deserto, por meio da nuvem e do fogo (Ex 40, 36-38; Nm 9,15-23). A Menorá também é um convite; para que o povo de Deus esteja permanentemente diante dEle, pois só ele é luz. Por tudo isso a Menorá é um símbolo da Nova Jerusalém, de forma adaptada. Em nossa representação juntamos a parte superior dos sete braços por uma trave horizontal, para que com a arte vertical prolongada, sugeríssemos a Cruz de Cristo, a Árvore da Vida e Fonte de luz para o mundo. Inspirando-se nas “esferas” da Igreja Ocidental prolongamos os braços da Menorá até formarem três círculos completos, concêntricos, mas a metade superior de cada círculo é apenas sombreada. Assim, estes círculos como na Igreja Oriental, representam a Ressurreição de Jesus, aureolada de glória e de poder universal. Mas esta glória está ainda velada, como indica 2 Cor 3,16-18, pois só experimentando da Morte e Ressurreição de Jesus que o plano divino da salvação revela sua finalidade e sua totalidade.
Finalmente, no centro da figura, temos o nome “Jerusalém” em hebraico, nome sagrado e escolhido que só pode ser escrito como o nome divino, na sua língua original, na qual Deus o chama. Jerusalém é uma só: A Primeira e a Última a, “Nova”, como Deus é o Primeiro e o Último. É uma só que vai se revelando na medida em que se vai realizando o plano de Deus até irradiar e iluminar o mundo inteiro, como um grande feixe de luz (Is 60,1-7), manifestação de Deus no meio dos homens (Ap 21,9-14).
Assim, a Nova Jerusalém tem a missão de ser como a Menorá, estando continuamente na presença de Deus e portando sempre sua Palavra, que é luz e fogo, para que na presença de Deus tudo se ilumine e tudo se transforme.

0 comentários:

Postar um comentário