sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A Bíblia por dentro e por fora!


Setembro, mês dedicado à Bíblia, o livro mais conhecido no mundo! Entregue à Igreja como dom (talento) a ser valorizado e cultivado. A palavra ‘bíblion’ (biblion) é de origem grega e significa, literalmente, “livrinhos”. Como se pode ver, a bíblia não é apenas um livro, mas uma coleção, uma verdadeira biblioteca. Embora muitos livros, existe nela um fio condutor que procura demonstrar a face de Deus, esse é o seu principal objetivo, levar ao mundo o Deus que se revela e convidar o homem a ter uma real experiência do Sagrado.
Existem, portanto, diversos tipos de bíblia: de matemática, filosofia, gastronomia, etc., mas a bíblia que queremos tratar aqui, traz geralmente em sua capa o título de BÍBLIA SAGRADA justamente para se referir aquele livro de fé que narra a experiência de um povo com o seu Deus e Senhor, o Deus de Israel, Criador do céu, da terra e tudo que existe.
A Bíblia possui um valor histórico, pois permanece patrimônio da humanidade, registrando a ação de Deus em cada momento histórico concreto e que continua a se desenrolar pelos nossos dias; mas muito mais que isso, a Bíblia tem seu valor religioso/ espiritual, ou seja, como vimos anteriormente, ela registra a relação de Deus com seu povo e vice-versa, portanto, é o livro da fé, pois é através de uma atitude de escuta e obediência que essa relação se concretiza. A Sagrada Escritura não é um livro de ciências naturais e não está interessada em demonstrar o “por que” das coisas, mas o “para quê”, a finalidade da criação, e a única e necessária verdade que Deus expressa nela é essa: Ela não dá uma resposta racional satisfatória ao homem (1Cor 1,21-23), pois ela por si é resposta. A única “resposta” que a Bíblia dá ao homem e que é fundamental é: “Eu estarei (estou) contigo!” (Js, Mt 1,23; 28).
Antes de chegar à tradução impressa que temos hoje, ela passou por um constante desenvolvimento técnico. Inicialmente ela não existia como a vemos, mas somente por tradição oral (boca a boca), e somente com o passar dos anos, quando o povo de Deus deixava de ser tribo para se estabelecer como reino propriamente dito, foi que se sentiu a necessidade de registrar sua história e preservar suas tradições, como mostra o Livro dos Reis. Dos materiais que comporam sua escrita até chegar ao papel que dispomos hoje, podemos citar:

  • CERÂMICA (tijolos de argila. Conhecida como escrita ‘cuneiforme’);
  • PAPIRO (tiras de papel dessa planta, originária do Egito);
  • PERGAMINHO (couro de carneiro, usado primeiramente em Pérgamo (Grécia), 200 anos a.C).

As línguas originais da Bíblia são essas: 

  •   HEBRAICO (todos os livros protacanônicos do AT); 

  • ARAMAICO (língua ‘comercial’ dos cananeus. Trechos dos protacanônicos do AT, como Esd, Dn, Jr 10,11, Gn 31,47, original de São Mateus (hoje perdido);
  • GREGO (livros do NT; tradução antiga de Mt; Sb; 1 e 2 Mc; livros e fragmentos deuterocanônicos do AT, cujos originais se perderam: 1Mc, Tb, algumas seções de Dn (3,24-90; 13-14) e os acréscimos de Est).

Por finalidade didática, costumamos dividir a Bíblia em “Antigo” e “Novo” Testamentos, mas será que a Bíblia está dividida? Também chamamos de “antiga” e “nova aliança”, mas será que Deus errou e precisou de uma nova? Será que não existe um fio condutor, uma unidade (continuação) teológica e mesmo literária na palavra de Deus? Com um olhar global e atento das Sagradas Escrituras, veremos que existem temas constituintes da mensagem da salvação. O tema do da ALIANÇA, por exemplo, que Deus firmou já no Egito, evento marcante da história do povo, estaria ausente do “Novo Testamento”? Ou o tema do ÊXODO (libertação), fato indiscutível e inseparável da história de fé desse povo, dentre outros.

CURIOSIDADES BÍBLICAS

  • Das 6.700 línguas do mundo, a Bíblia está em apenas 2.454, o que vale dizer que 4.246 línguas desconhecem a tradução da Palavra de Deus!
  • Divisão em capítulos: D. Estevão Langton, arcebispo de Cantuária (Inglaterra) em 1241;
  • Divisão em versículos: Roberto Stefano, tipógrafo, em 1551;
  • Nossa Bíblia Católica possui 1.328 capítulos e 40.030 versículos;
  • Levou mais de 1.000 anos para ficar pronta! 

Ir. Narcélio Ferreira de Lima, NJ
Promotor Vocacional

Aguarde mais novidades!!! 

0 comentários:

Postar um comentário