A arte de viver no Espírito ou a arte de viver a fé cristã.
"Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito". (Gl 5,25)
Segundo São Paulo, as obras da carne são: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes (Gl 5,19-21).
E os frutos do Espírito: caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança (Gl 5,22).
Cristo é o centro da Catequese, por isso, ela deve ser, sobretudo, querigmática. O Catequista nada mais é do que um porta-voz.
Quem é o Catequista?
No grego: kat = "fazer" + ekheo= "ecoar".
CATEQUESE: momento ou aspecto de evangelização? A Catequese é uma experiência tão antiga quanto à Igreja.
Vejamos a explicação da Parábola do Semeador pelo próprio Jesus em Lucas 8:
11. Eis o que significa esta parábola: a semente é a palavra de Deus.
12.Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouvem; mas depois vem o demônio e lhes tira a palavra do coração, para que não creiam nem se salvem.
13.Aqueles que a recebem em solo pedregoso são os ouvintes da palavra de Deus que a acolhem com alegria; mas não têm raiz, porque creem até certo tempo, e na hora da provação a abandonam.
14.A que caiu entre os espinhos, estes são os que ouvem a palavra, mas prosseguindo o caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas e prazeres da vida, e assim os seus frutos não amadurecem.
15.A que caiu na terra boa são os que ouvem a palavra com coração reto e bom, retêm-na e dão fruto pela perseverança.
Resumindo: A boa nova da salvação é ouvida, acolhida, aprofundada (reflexão e estudo) e REPERCUTIDA mediante uma inserção no todo orgânico na sociedade e no mundo (CT 26)
Catequista:
- Um repercutidor da palavra de Deus;
- Um eco de eternidade num mundo desordenado, frio, materialista, sem esperança;
- Um semeador da palavra de Deus;
- Um revelador da identidade de Jesus: "Se conhecesses o dom de Deus, e quem é que te diz: 'Dá-me de beber', certamente lhe pedirias tu mesma e ele te daria uma água viva" (Jo 4,10); "Era um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo" (Lc 24,19);
- Um curador de cegueiras espirituais: "Então se lhes abriram os olhos e o reconheceram..." (Lc 24,31);
- Um mediador de encontros pessoais com Jesus: "Não se nos abrasava o coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?" (Lc 24,32); "Já não é por causa da tua declaração que cremos, mas nós mesmos ouvimos e sabemos ser este verdadeiramente o Salvador do mundo" (Jo 4,42).
Discípulo é uma palavra latina (discipulus). Outro termo sinônimo é discente, alumnus ou alumnié. Mas na verdade, todos somos eternos aprendizes do Mestre: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração" (Mt 11,29).
Como se caracteriza um discípulo de Jesus?
- "Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos" (Jo 8,31);
- "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (Jo 13,35);
- "Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos"; (Mt 23,8)
- "Se compreenderdes estas coisas, sereis felizes, sob condição de as praticardes" (Jo 13,17).
Quem é o missionário?
Um enviado do próprio Cristo: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado". (Mc 16,15s);
Uma testemunha do Senhor Ressuscitado: "Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra" (At 1,8);
Um cristão inconformado: "Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus, que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu".
AS DIMENSÕES DA ESPIRITUALIDADE DO CATEQUISTA
Segundo o Papa Paulo VI em sua Exortação Apostólica Evangelii Nutiandi (1975), A Igreja "existe para evangelizar, ou seja, para pregar e ensinar, ser o canal do dom da graça, reconciliar os pecadores com Deus e perpetuar o sacrifício de Cristo na santa missa, que é o memorial da sua morte e gloriosa ressurreição." (n. 14).
Sendo assim, percebemos que nossa atividade como Catequista possui suas dimensões:
Bíblica: Toda a boa nova colhida na fonte (João Paulo II, CT IV, n. 27) - Bíblia e Sagrada Tradição. A Sagrada Escritura é, por excelência, fonte de toda catequese na Igreja;
Pedagógica: pedos= criança + gogis= condução. “É necessário que eu anuncie a boa nova do Reino de Deus também às outras cidades, pois essa é a minha missão”(Lc 4,43); "O espírito do Senhor está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos pobres (Is 61,1). Não se trata de pura e simplesmente ensinar a fazer, mas fazer para ensinar.
Sacramental: O sacramento tem uma força própria, não depende de quem o administra. Sacramento é mysterium: "Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus" (Mt 13,11). Cristo, é o sacramento do Pai, por excelência, e a Igreja é como sacramento de presença de Cristo no mundo (CT 29).
Pastoral-missionária: O evangelho de Marcos resume esse lindo movimento entre Jesus e seu discípulo: conhecer - amar - seguir.
Litúrgica: A liturgia é uma preciosa fonte de catequese. “A melhor catequese sobre a Eucaristia é a própria Eucaristia bem celebrada”, salientou Bento XVI em Roma (18.10.2010).
Ecumênica: devemos buscar a recomposição perfeita da unidade desejada pelo Senhor (Jo 17), favorecer um ensino com sincero respeito em palavras e obras para com as outras comunidades que não estão em plena comunhão, sem deixar de afirmar a própria identidade católica.
Alguns efeitos notáveis (e até necessários) de uma boa catequese:
Mudança exterior;
Mudança da visão de Deus;
Mudança da visão de mundo;
Mudança da visão de si mesmo;
Mudança da visão da relação com a sociedade;
Mudança de visão da própria morte.
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