quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Por que, dos três Evangelhos sinóticos, apenas o de Marcos não narra o Natal?

Inicialmente precisamos perceber que cada Evangelho foi escrito por autores diferentes, em contextos diferentes e para destinatários diferentes. Também convém lembrar que nem sempre utilizaram as mesmas fontes.
 Partindo disso, o Evangelho de Marcos apresenta-se como o mais antigo datado entre 66-73 d.C. É destinado aos cristãos de Roma que sofrem com a perseguição e consequentemente estão com a fé abalada. Estando em crise, esperam uma “Boa Notícia”- Evangelho (esta palavra aparece mais neste Evangelho que nos outros – 8 vezes). Desta forma, este evangelista irá se preocupar com o que é essencial à comunidade: anunciar a Boa Nova, Jesus, o Messias, o Cristo (cf. Mc 8,29), que foi fiel até a morte na cruz e ao mesmo tempo exaltado, vitorioso, vencedor.
No começo do Evangelho já se tem proclamações: citação de Isaías (Is 40,3 em Mc 1,3); de João Batista (cf. Mc 1,7) e de Jesus (cf. Mc 1,15) e não pormenores do nascimento e infância de Jesus. O centro deste anúncio é que o Reino de Deus está próximo: Jesus já se manifesta no mundo, atuando pela Palavra, pelas ações miraculosas, exorcismos, etc culminando em sua entrega total.
Quanto aos outros evangelhos sinóticos (Mateus e Lucas), eles se utilizaram de outras fontes, inclusive o próprio Evangelho de Marcos, anexando à mensagem essencial do Evangelho as narrativas importantes do Natal do Senhor, para mostrar que Jesus “Filho de Deus” assim o era desde o nascimento e não só após a manifestação de Jesus nos milagres e na ressurreição.
Portanto, jamais podemos dizer que o Evangelho de Marcos é incompleto, já que retrata Jesus estado no meio de nós. Isso ultrapassa e confirma ainda mais o sentido do Natal.
Ir. Jackson, NJ*

Você pode encontrar mais curiosidades bíblicas em nosso site: http://irnovajerusalem.com.br/?page_id=76

*Ir. Jackson Câmara Silva, NJ é membro do Instituto Religioso Nova Jerusale e Acadêmic em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

0 comentários:

Postar um comentário