segunda-feira, 27 de junho de 2011



Em virtude do 45º dia Mundial da Comunicação (5 de junho de 2011), o Santo Padre Bento XVI lançou uma carta, como de costume, tendo como objetivo orientar os cristãos católicos, em especial, a geração on-line, os jovens, a se conscientizarem do uso desse meio de comunicação de massa que muito tem contribuído para o progresso da cultura como também tem criado certos indiferentismos quanto ao seu mau uso. 

A carta se intitula: Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital.  Pelo título, já podemos perceber a abertura da Igreja para os novos desafios do século e a preocupação em não trocar o contato pessoal com as pessoas por máquinas, artificializando as relações, maquiando as interações. O Papa reconhece que a internet possibilitou uma grande revolução e transformações em nossa cultura, mudando a forma de comunicar, o que é uma grande oportunidade para os cristãos propagarem o Evangelho da salvação, mas sempre respeitando as diversas culturas e deixando claro que existe um estilo cristão de estar presente no mundo digital: favorecer uma comunicação honesta e aberta, responsável e respeitadora do outro. Não se trata de fazer uma propaganda enganosa ou romântica do ser cristão, mas testemunhar com coerência nosso perfil digital, mesmo quando não se fala dele explicitamente. A preocupação da Igreja não é fazer com que o Evangelho seja aceito, mas dá-lo a conhecer na sua integridade, até que este conteúdo se torne alimento cotidiano e não atração de um momento, como acontece muito em nossos dias com aquilo que a mídia nos apresenta, ou talvez da forma que apresenta. 

Diferentemente do que se costuma propagar nos meios de comunicação, o Evangelho não é objeto de consumo, nem de fruição artificial, mas antes dom que requer uma resposta livre, aquele mesmo Evangelho que requer presença, contato com o rosto de nossos irmãos, já que com a web podemos quebrar as fronteiras da distância e fazer do outro o meu próximo.  Nada substitui as relações humanas diretas na transmissão da fé. O Santo Padre pede que os cristãos se unam nisso com criatividade consciente e responsável, e não simplesmente para satisfazer o desejo de estar presente, mas porque a web tornou-se parte integrante da vida humana. Comparando esse contexto com o relato dos Discípulos de Emaús(cf. Lc 24,13-35), percebemos que a mensagem que vem de cima requer forma discreta e respeitosa, e com a nossa presença, os corações sejam estimulados e movidos por nosso companheirismo e diálogo. 

“Convido sobretudo os jovens a fazerem bom uso da sua presença no areópago digital”.

Que bom poder saber que os santos de nossos dias estão hoje conectados! On-line para o diálogo, Ocupados para o indiferentismo, Ausentes para o pecado e Invisíveis para as coisas artificiais que nos cegam de nossa realidade. Não esqueçamos também do que nos disse o Beato João Paulo II quando se dirigia aos jovens também numa de suas cartas: “Precisamos de santos internautas!”...

Ir. Narcélio Lima, NJ

0 comentários:

Postar um comentário