sábado, 3 de outubro de 2015

Wolverine na Terra da Luz

Super-herói tem férias? O Logan tem. Ou melhor, o Wolverine. E para acabar de vez com os resquícios de preconceito, ele não opta por Londres, Nova York ou Paris, mas... pelo Nordeste brasileiro, mais especificamente pelo nosso querido Pirambu. E olha que o bonitão canadense de três garras não teve muita folga, porque até nas férias se depara com duas realidades: a presença de mutantes charlatões e a dura vida de nossos meninos de rua. Alguém lembra da revista em quadrinhos intitulada “Wolverine: Saudade”, o primeiro da série Transatlantique publicada pela Marvel em 2006? Talvez muitos não recordem pelo fato de ter sido publicada inicialmente na França e só então traduzida para outros idiomas, chegando na mão dos brasileiros a partir de fevereiro de 2007 pela Panini Comics.


Os autores são, nada mais, nada menos, que os premiados Jean-David Morvan e Philippe Buchet. Este primeiro nos encontrou ano passado em uma página do Facebook que criei para homenagear o Bairro Cristo Redentor (antigo Pirambu), fundado pelo saudoso e querido Padre Caetano Minette de Tillesse, o qual juntamente com o Padre (mais tarde bispo) Helio Campos e tantos outros lutaram incansavelmente pela emancipação do sofrido bairrro.


O olhar e os gestos de Morvan o fez um de nós.

Morvan com sua namorada Eloïse de la Maison visitaram nossa comunidade a partir desta sexta-feira (25/09), acompanhados por mim e dois jovens da comunidade: Aline Ribeiro e Franklins Torres, visitando nossas ruas, o Instituto Religioso Nova Jerusalém, a Creche Comunitária Cristo Redentor, Projeto Anjos de Deus, Casa Abrigo, a sede da 3ª Cia. do 5º BPM, Projeto Quatro Varas, Projeto Emaús, o Calçadão Vila do Mar, escolas etc. 

Visita ao Projeto Anjos de Deus

Vale lembrar que o Grande Pirambu (se identificado com os antigos limites do Tirol, Nossa Senhora das Graças, Cristo Redentor, Quatro Varas) tem em média 400 mil habitantes. O Pirambu delimitado de hoje representa a maior favela do Ceará e a 7ª do Brasil em concentração urbana, com 42.878 mil habitantes, segundo dados do IBGE.

Uma das milhares de capturas de Morvan no Pirambu

A opção de Morvan pelo Pirambu brotou de duas letras de música de um de seus cantores preferidos: Bernard Lavilliers, que são "Fortaleza" e "Saudade, o que possibilitou uma pesquisa no Google com as palavras-chave "Fortaleza" + "favela", localizando assim nossa comunidade. O conhecimento do filme “Cidade de Deus” em 2005 foi de onde saíram os personagens e o ambiente, o que fez os autores se aventurarem numa pesquisa inédita; e como um bom pesquisador deve ir em busca do que ainda não tem, desta vez não optaram pelo Rio que já é bastante explorado pela mídia internacional, mas pousaram olhar sobre esta comunidade de contrastes, mas também rica em cultura e solidariedade, lutas e conquistas.

Philippe Buchet e Morvan

Em “Wolverine: Saudade”, o autor não identifica em que data se passa a trama, mas os traços são característicos das décadas de 1950-60, onde o Pirambu era conhecido como local de desova humana e alvo de exploração de mão-de-obra barata, formado de migrantes das secas vindos de vários municípios do estado e pescadores que ali residiam, ocupando assim todo litoral oeste de Fortaleza. Já foi considerado uma das maiores favelas da América Latina nas décadas em que essa história é configurada.

A Revista está esgotada, mas pode ser lida online pelo bit.ly/1L10VbN

Tudo começa quando Logan tem sua moto roubada pelos trombadinhas que, mais tarde, reconhece-os como seus verdadeiros amigos. No enredo aparecem ainda personagens ligados ao Candomblé, homens do Esquadrão da Morte, sem falar, é claro, das cantadas de Logan a uma brasileira numa festa de Iemanjá. Morvan quis tirar Wolverine de uma vida fechada dos Estados Unidos e fazê-lo experimentar a liberdade, as qualidades e problemas do Brasil, o que fez com que o mais conhecido dos X-Men se identificasse com aquele povo, sentindo-se mais vivo do que nunca e percebendo que o fato das crianças serem privadas de muitos de seus direitos básicos, não as fazem pobres de valores como amizade, afeto e educação. Segundo Buchet, em site da Marvel, “A ideia era mostrar que quem mora nos Estados Unidos ou na Europa não sabe que existe”. Morvan explica que o tema “Saudade” não é por acaso. Wolverine luta para salvar uma criança, mas infelizmente não o consegue. Ele sabia que se ela tivesse sobrevivido seria mais um herói, daí ele aprende o que os brasileiros chamam de... SAUDADE.



Esta foi a primeira vez que Morvan pôs os pés no cenário de sua história, foi muita emoção para uma semana só. Após dar entrevistas para o Jornal O POVO OnlineUnidade TV e TVC, ele garante trazer Wolverine novamente para o Pirambu em 2016 e comemorar os 10 anos da Revista em um evento aberto para a Comunidade, trazendo estrelas do mundo dos Quadrinhos, também citando a Nova Jerusalém, como forma de reconhecer o fundamental papel da Igreja local: “Eu tentei dar uma visão positiva da favela, mas vejo que o background é diferente. Queria também mostrar o papel do Instituto Nova Jerusalém – aqui, a Igreja realmente faz diferença, ao contrário da França” (Jornal O Povo, Caderno Vida & Arte, 30/09/2015).
Agradeço a força e os encaminhamentos providenciados por Aline Ribeiro e Franklins Torres, que não mediram tempo nem esforços para que essa visita se concretizasse.


Jean et Eloïse, sont toujours les bienvenus. 
Nous sommes avec nostalgie. Le Pirambu vous aime!



_____________________________

Irmão Narcélio Ferreira de Lima, IRNJ
Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém, graduado em filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza – FCF e graduando em teologia pela Faculdade Diocesana de Mossoró – FDM.
E-mail: fraternascelius@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário