terça-feira, 16 de junho de 2015

Padre Caetano Minette de Tillesse e a Renovação Carismática Católica (RCC)

Monge durante 22 anos na Bélgica, Padre diocesano em Fortaleza, fundador de uma Paróquia, de um  bairro e um Instituto Religioso, por toda sua trajetória percebemos o quanto Padre Caetano foi um discípulo atento à vontade e a Palavra de Deus em sua vida.

Na década de 1970, depois de um retiro em forma de cenáculo em São Paulo com o Padre jesuíta Eduardo Dougherty, precursor da Renovação Carismática no Brasil, Pe. Caetano tem seu primeiro contato com o Movimento que ele designaria mais tarde como a espiritualidade do Cristo Ressuscitado e da Igreja viva. Ao regressar para Fortaleza inicia com alguns paroquianos o primeiro Seminário de Vida no Espírito Santo (SVES), que segundo testemunho de paroquianos da época, uns dos mais importantes foi o realizado no ano de 1977 no Colégio Santa Isabel (Av. Bezerra de Menezes) com grupo formado por Dona Beatriz Clemente e seu esposo Sr. Vicente Moreira (in memoriam), Sr. Antonio Silva, Osias, Mãezinha,  Cândida, Ir. Lindalva, Ir. Maria dos Anjos dentre outros. 


Dona Beatriz Clemente Lima, 88, conhecida e amada como "Tia Beatriz" é umas das primeiras
engajadas no Seminário de Vida promovido pelo Padre Caetano e uma das primeiras a experimentar
o batismo no Espírito Santo através deste. É também uma das primeiras leigas ministeriada em
cura e libertação da RCC do Nordeste e ajudou Pe. Caetano nas orações de libertação, juntamente com sua amiga Isa (in memoriam)

A partir de então, Padre Caetano torna-se o grande mestre dessa novidade da Igreja, em especial na Arquidiocese de Fortaleza. Não exageramos quando dizemos que as comunidades carismáticas de Fortaleza nascidas nas décadas de 70 e 80 tiveram Padre Caetano como mestre e incentivador. Citamos a Comunidade Católica Shalom como exemplo.

Emmir Nogueira, Moysés Azevedo (fundadores da Comunidade Católica Shalom)
com Irmã Maria dos Anjos, nossa Co-fundadora (1987)

No texto da Constituição do Instituto, Padre Caetano escreveu: "A Renovação Carismática Católica marcou a vida da comunidade paroquial Cristo Redentor desde 1975 e provocou a conversão pessoal e comunitária de milhares de paroquianos que, antes, viviam num cristianismo apenas nominal, e passaram a descobrir a riqueza de uma vivência cristã experimentada no contato eclesial com Cristo Ressuscitado, pela ação de seu Espírito Santo. Esta renovação suscitou um fervor renovado e comunitário, no qual apareceram muitas vocações sacerdotais e religiosas que buscavam um caminho novo de expressão e de vivência".

Padre Caetano com alguns leigos paroquianos e Irmãos do Instituto

Foi em um grupo de oração carismático onde ele escutou uma “profecia” que dizia: “Eis que farei de vós uma Nova Jerusalém” (cf. Ap 21,1-2). Umas das integrantes era a Sra. Rita, tia de Padre Marcus Mariano, de nosso Instituto. Em janeiro de 1981, Padre Caetano foi procurado por um grupo de 12 rapazes que queriam, junto com ele, uma vivência mais radical do Evangelho. Desses, apenas o Pe. Francisco Gomes perseverou até os dias de hoje no Instituto; depois de algum tempo um grupo de moças, orientadas pela Ir. Maria dos Anjos juntam-se ao grupo de rapazes, nascia assim o Instituto Religioso Nova Jerusalém, que assim como seu Fundador teria uma espiritualidade monástica como também carismática e tendo por carisma a Palavra de Deus.

Padre Caetano formando os membros da Nova Jerusalém

No texto da Constituição escreve ainda: "Foi assim que nasceu o Instituto Religioso Nova Jerusalém, querendo cristalizar o compromisso eclesial incondicional com Cristo, Senhor da história. Isto não significa, naturalmente, que o Instituto esteja atrelado à Renovação Carismática como movimento histórico no Brasil, ou dependendo deste. Ele nasceu da inspiração muito rica e profunda da Renovação, mas está seguindo o seu caminho próprio", seu carisma bíblico-contemplativo. 
O Padre tinha fama de santidade pelo seu povo. Muitos não compreendiam seu sotaque gutural francês, mas amavam sua presença e seus gestos de caridade. Foi o primeiro padre na Arquidiocese a promover os famosos Retiros de Carnaval, realizados na Nova Jerusalém, reunindo pessoas de vários municípios do Estado, algumas até dormiam no chão durante os quatro dias, mas num espírito de alegria e fraternidade. Também um dos primeiros a realizar e dar ênfase à Vigília de Pentecostes na região.

Padre Caetano sempre recebia muitas visitas, dentre eles seus amigos no presbiterado
que muitas vezes eram convidados a concelebrar com ele.

Ficou conhecido como "exorcista" porque os bispos o autorizava a ministrar orações por cura e libertação, e geralmente quando os fiéis de toda parte do Estado procuravam a Arquidiocese para tal, logo eram encaminhados para o Padre que, com toda delicadeza e carinho acompanhava-os. Muitos são os testemunhos de pessoas que receberam dele ajuda espiritual. Introduziu a missa com o exorcismo do sal e da água todo quarto domingo do mês às 17h na Igreja Matriz Cristo Redentor, onde milhares de pessoas utilizavam desses sacramentais e orações para se fortalecerem em sua caminhada cristã. Também as missas das quartas e quintas eram na intenção da cura e libertação de quem procurasse. Antes das missas ele costumava chegar cedo para atender confissões e após, formavam-se filas enormes para receber a imposição de suas mãos. Até hoje a Paróquia é conhecida pela espiritualidade bíblica, carismática e missionária que o Padre Caetano tanto soube educar.
Não somente na área litúrgica e pastoral, mas também Padre Caetano soube dialogar com os teólogos e intelectuais sobre a espiritualidade do movimento. Em 1982 ele lança o livro "A Teologia da Libertação à luz da Renovação Carismática", pela Editora Loyola, trazendo publicações raríssimas sobre o assunto, e o que começou a fazer dele uma autoridade internacional do movimento, como afirma o Professor Rodrigo Portella, doutor em ciência da religião pela UFJF: Clique aqui e confira o artigo - página 3)
Podemos dizer que este livro não deixou de ser polêmico,
escrito em época e contexto onde a Teologia da Libertação pairava
nas comunidades eclesiais da América Latina

Para dar mais fundamentação à experiência de oração da Renovação, em 1987 escreve um de seus livros mais conhecidos no meio popular: "Um novo Seminário de Oração no Espírito Santo", que une a experiência carismática com a mística cristã oriental da contemplação e do silêncio, tanto a nível pessoal como comunitário; uma verdadeira escola de oração do qual muitos grupos e famílias aprenderam a rezar. 


Um Novo Seminário de Oração no Espírito Santo
Editora Nova Jerusalém: Fortaleza, 1987.

Padre Caetano foi pastor, pai, teólogo, exegeta, poliglota, "exorcista", advogado, engenheiro, professor, escritor, fundador etc. Recebeu diversos títulos e comendas, bem como os títulos de Cidadão Cearense e Fortalezense, porém o melhor título que podemos dar-lhe, nós que fazemos a Nova Jerusalém, seus filhos, filhas, netos, toda a Paróquia de Cristo Redentor, seus amigos, de uma maneira geral todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver e aprender com ele, é o de Pai.


Confira a homenagem feita ao Padre no Queremos Deus 2010, ano de seu falecimento: https://www.youtube.com/watch?v=mkqFssKW2h0


____________________________
Organizado por: 
Ir. Rita Paixão Albuquerque, NJ
Ir. Narcélio Ferreira de Lima, NJ
Membros do Instituto Religioso Nova Jerusalém


0 comentários:

Postar um comentário